sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Modelo artesanal construído pelo mestre João Neves,
com o comprimento de 69 centímetros.


     «As canoas da picada eram barcos de pesca e de comércio ligado à pesca. Encontravam-se em Portugal, nos rios Tejo e Sado e na costa sul, designadamente nos portos de Olhão e Fuzeta, no século XIX e princípio do século XX.
     «Eram utilizadas na pesca do alto, mas a sua principal actividade era a da compra de pescado em pleno mar, aos pescadores, sendo o mesmo transportado para qualquer porto. As canoas da picada saiam dos portos carregadas de sal, que servia para a conservação do pescado que compravam no mar.
     «Quando a carga era de sardinha, esta era geralmente copejada ou desenvazada das redes para o convés da canoa, salpicada de sal e acondicionada no porão. Esta sardinha era conhecida por “picada”, termo que vai completar o nome da embarcação. O comprimento destes barcos variava entre 15 e 17 metros.»

Texto e imagem do blogue 'Barcos da Costa Portuguesa'

Um comentário:

Cláudio Frota disse...

Sr.engenheiro:
Fiquei bastante sensibilizado por ter escolhido enquadrar o texto sobre canoa Zá--Zá no seu post.Não se importará, concerteza de levar ao meu post a imagem da canoa que produziu. Ficava bastante favorecido. Um abraço.
Cláudio Frota